Dicionário do Cabeleireiro

Ácido glicirhízico:
Extraído do alcaçuz. Foi utilizado pela primeira vez, no tratamento de úlceras estomacais devido a suas propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Nas formulações, pode ser utilizado em associações com ácido glicólico e ácido retinóico. 


Ácido glicólico:
É o Alfa-Hidróxi-Ácido de menor estrutura e menor peso molecular e o que possui maior poder de penetração e absorção epidérmica. O Ácido Glicólico atenua a coesão dos corneócitos, e acelera o processo de “deslocamento” e “remoção” das células mortas da camada córnea, provocando gradual afinamento. Atua nas hiperqueratoses foliculares, desobstruindo os folículos pilo-sebáceos. 
- Regula a hipersecreção sebácea;
- Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne;
- Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas;
Outros aha´s utilizados em cosméticos:
- Ácido Láctico, Ácido Cítrico, Ácido Málico e Ácido Tartárico.


Ácido hialurônico:
Ocupa os espaços entre células e fibras, possui capacidade de retenção de água (hidratação) transporte de substâncias, regulação de funções, etc.


Ácidos-peelings:
Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne. Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.


Ácido salicílico:
Possui uma função fenólica e outra ácida. É conhecido como agente ceratolítico em concentrações superiores a 5%. Tem propriedades ceratoplásticas, ou seja, reguladoras da queratização.


Algas marinhas:
As algas marinhas são cerca de dez vezes mais ricas em oligoelementos do que as plantas terrestres. A ação cosmetológica das algas é consequente da presença dos seus complexos orgânicos iodados, que se combinam com as proteínas da pele e se transformam em complexos (iodo-proteínas), que são posteriormente eliminados pelo organismo. Estes complexos excitam o metabolismo celular produzindo, por oxidação, a redução do excesso de tecido adiposo.
Substâncias encontradas nas algas:
- Vitaminas: A, todo o grupo B, todo o grupo D, E, F, K e PP; 
- Proteínas Iodadas e Aminoácidos Essenciais;
- Sais Minerais: Iodo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Sódio, Cloro, Manganês, Enxofre e Silício;
- Oligoelementos: Ferro, Cobre, Zinco, Estrôncio, Cobalto, Níquel, Chumbo, Estanho, Bromo, Prata, Cromo, Bário, Bismuto, Antimônio e Lítio.


Aloe vera (babosa):
Restabelece o equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Age como adstringente regulando a secreção sebácea, evitando a oleosidade excessiva, regulando a função hidro-lipídica da pele.


Antipollon:
É um agente clareador, finamente granulado. O Antipollon não interfere no processo da formação da melanina, porém age na absorção dos grânulos da melanina na pele, podendo ser usado durante o dia.


Argila da Amazônia:
Rica em sais minerais e nutrientes.


Arnica (arnica montanal):
Extrato vegetal cujas propriedades anti-inflamatória e analgésica se explicam pela diminuição da atividade enzimática, no processo inflamatório.


Aveia (avena satival):
O extrato de aveia está presente na fórmula do Creme para Peles Congestionadas e Reativas, onde atua como importante remineralizante e restaurador da pele danificada.


Azuleno:
Extraído da camomila, possui ação descongestionante e calmante. Também chamado de Camazuleno.


Alecrim
Estimulante capilar, antiinflamatório, refrescante, tonificante, adstringente, cicatrizante.

 
Amêndoa Doce
Hidratante, emoliente, suavizante, amaciante, cicatrizante, revitalizante, condicionador.

 
Arnica Montana
Estimulante, tônico, revulsivo, cicatrizante, descongestionante.  Melhora a microcirculação superficial.

 
Alga Gracilária
Possui alta afinidade com as proteínas dos cabelos. Emoliente, dermoprotetor, hidratante, suavizante, restaurador, nutritivo. Doador de brilho, volume, maciez. 

 

Aloe Vera
Hidratante, umectante, emoliente, condicionador, cicatrizante, calmante, regenerador dos tecidos
 
 
Amodimethicone (emulsao silica - polimeros)
Brilho e maciez aos fios do cabelos.

 

Aminoácidos
As proteínas são compostas por peptídeos, que são polímeros de aminoácidos com uma seqüência de distribuição e composição própria para cada proteína. 
Glicina 
Alanina 
Valina
Leucina 
Isoleucina 
Serina 
Treonina 
Ácido aspártico 
Ácido glutâmico 
Fenilalanina 
Tirosina 
Lisina
Histidina 
Arginina 
Prolina
Hidroxiprolina  
Hidroxilisina
Cistina
Metionina

 

Arginina (aminoacido)
Além de fazer parte de proteínas, a arginina tem papéis importantes na divisão celular, na cicatrização de feridas. Adere-se à superfície das proteínas capilares promovendo seu fortalecimento.

 

Ácido Hialurônico
Responsável pelo preenchimento das falhas existentes na fibra, Fixando os demais ativos para que ocorra o efeito completo do tratamento de dentro para fora.


Bardana:
Extrato vegetal que possui importante ação sebo-normalizadora, antisséptica, antidermatite, adstringente e estimulante capilar.


Beta-caroteno:
Pró-vitamina A, com ação Anti RL, encontrada em todos os vegetais e leguminosas de coloração verde ou amarelo.
 

Cabelo:

O cabelo é formado basicamente de queratina;
 A queratina está disposta em fibras dispostas em paralelo e enroladas em torno uma das outras;
 Modelo de hélice;
 Ligações a base de enxofre.
Camomila (Matricaria chamomilla L.):
Seu extrato apresenta camazuleno e alfa bisabolol. Possui reconhecida ação refrescante, calmante, anti-séptica e anti-inflamatória. Está presente no creme para peles congestionadas e reativas.


Cafeína:
Pertence ao grupo químico das xantinas, encontrada no café, guaraná, chá, mate e cola. Utilizada no tratamento das adiposidades localizadas e celulite.


Catalase:
É uma enzima muito importante, que transforma o peróxido de hidrogênio em Oxigênio e Água, neutralizando sua ação oxidante.


Ceramidas:
São lípides, que agem como verdadeiras barreiras anti-desidratação. Sua ação principal é a de restauração do cimento intercelular, regulando trocas com o meio exterior e recuperando as funções da epiderme. Hoje, é obtida através da Biotecnologia.


Condrointin marinho:
Obtido da cartilagem de tubarão, foi incorporado ao Ácido Esteárico, de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora. Sua ação é de hidratação profunda e também fortalece a resistência das camadas epidérmicas, reconstituindo microfissuras de peles sensíveis.
O sulfato de condroitin, como sabemos, é o elemento que constitui a estrutura da substância fundamental do tecido conjuntivo. O condroitin marinho é obtido de cartilagem liofilizada de tubarão e, através de tecnologia específica, foi incorporado ao ácido esteárico, de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora de origem orgânica - comercialmente chamada Lifidrem - que funciona como um vetor destes aminoácidos essenciais de hidratação.
 

Castanha da Índia
Adstringente, anti-oxidante, tonificante da circulação periférica, vasoprotetor.
 

Confrei
Hidratante, amaciante, cicatrizante,adstringente, reepitelizante.
 

Capsicum
Rubefaciente, revulsivo, tônico capilar, estimulante da circulação periférica.

 
Carbocisteína
A carbocisteína é uma substância à base de aminoácidos e vegetais que reduz o volume, hidrata e dá brilho aos cabelos. Sela a cutícula dos fios, reconstrói a fibra capilar, diminui o frizz e auxilia no crescimento.

 
 Creatina
Derivado de aminoácido naturalmente encontrado no organismo humano que possui importante papel no metabolismo celular. Recupera a fibra danificada por processos químicos, térmicos e físicos. Suaviza a superfície das cutículas. Tamanho super reduzido de penetração profunda e eficaz, com resultado de recuperação superior a 20% em relação à queratina e proteína do trigo.

 
 Ceramidas
Atua sobre a quantidade e o tipo de colágeno fibrilar, conferindo maciez e elasticidade. A afinidade aumenta quanto mais danificados estiverem os cabelos. Seus componentes se fixam firmemente não sendo facilmente removidos pelo enxágüe, desta forma possui efeito restaurador e protetor conferindo toque sedoso e textura agradável aos cabelos. Umectante, hidratante e principalmente redutor da agressividade de agentes químicos.
 
Ciclo de Crescimento:
Fase Anágena:
- Produção do pêlo;
- Crescimento de 1 cm por mês;
- Duração de 3 a 7 anos;
- Varia de acordo com genética, sexo, idade, alimentação, estresse, poluição ambiental, qualidade de vida;
- 80 a 95% dos fios estão nessa fase;
- É maior nas mulheres que nos homens;
- Durante a gravidez: > 95%;
- Cabelo com raiz escura e desprende-se do folículo quando puxado com força.


Fase Catágena:
- Fase de inatividade;
- Divisão celular cessa e o folículo retrai-se em direção a superfície;
- Duração de 3 a 4 semanas;
- 1 a 2% estão nessa fase.


Fase Telógena:
- Fase final do ciclo de vida do fio capilar;
- Desprendimento do fio do couro cabeludo;
- Duração de 3 a 4 meses;
- 10 a 14% estão nessa fase;
- Apresenta raiz branca e desprende-se facilmente do folículo.


Cor dos cabelos:
- Eumelanina;
- Feomelanina.

 
Colágeno
Propicia recuperação da estrutura dos fios.

 
Composto Sete Ervas
Alecrim, Arnica, Camomila, Castanha-da-Índia, Confrei, Capsicum e Aloe Vera que contém Óleos essenciais, flavonóides, resinas, saponinas, carotenos, mucilagens, tanino, alcalóides, 
Propriedades: Antiinflamatório, vasoprotetor, suavizante, reepitelizante, citoestimulante, fixador de proteínas,condicionador, protetor dos tecidos, hidratante, cicatrizante e adstringente.

 
Cisteina (aminoacido)
Poderoso antioxidante. Possui a proprieadade de desintoxicação.

 
Cutícula.
 Parte mais externa do cabelo;
 Formada por células ricas em queratina;
 Camada protetora do cabelo.


Córtex:
 Ocupa a maior área do cabelo;
 Rica em melanina.

 
Dimethicone (polímero)
Brilho e maciez aos fios do cabelos.
 

Emulsão de Siliconi
Facilidade do pentear à seco e molhado, condicionador suave e promove o deslizamento suave dos fios enquanto molhados. Poderoso agente anti-frizz.

 

Emulsôes Silicas
Proteger as cutículas das altas temperaturas das pranchas e secadores.

 

Extrato de Alecrim

Tonificante e doador de brilho.
 

Extrato de Flor de Arnica

Estimulante e revigorante. Fornece brilho aos cabelos e o fortalecimento da fibra capilar.
 

Hidrolizado de Colágeno

Enriquecido com Elastina, bloqueia os malefícios do formol e do tioglicolato e efetua a recuperação molecular das proteínas das fibras. Proporciona substatividade elevada aos cabelos, conferindo maciez, brilho, suavidade e reduz agressividade dos tensoativos.
 

Hidrolisado de Queratina

Com baixo peso molecular (micro moléculas), possui facilidade de penetração na cutícula, atingindo profundamente a fibra capilar, proporcionando restauração, elasticidade, brilho e maciez de forma instantânea. Sua fixação na fibra é elevada, mantendo-se depositada mesmo após o enxágüe.


Hidroxietilcelulose Quaternizado

Reduz a eletricidade estática e melhora a aparência ea sensação de cabelos, aumentando a flexibilidade, o brilho, e melhorando a textura do cabelo que tenha sido danificado fisicamente ou por tratamento químico.


Kiwi

Remineralizante, hidratante, condicionador, amaciante, dermoprotetor.
 

Lanolina, Bloqueador Solar, Emulsões de Sílica, Emolientes e Polímeros

Toque sedoso, maciez, desembaraço, brilho e umectação. Formador de filme protetor com bloqueador solar.


Lanolina, Bloqueador Solar, Emulsões de Sílica, Emolientes e Polímeros

Toque sedoso, maciez, desembaraço, brilho e umectação. Formador de filme protetor com bloqueador solar.
 

Lanolina

Toque sedoso, maciez, desembaraço, brilho e umectação. 


Lanolina, Bloqueador Solar, Emulsões de Sílica, Emolientes e Polímeros

Toque sedoso, maciez, desembaraço, brilho e umectação. Formador de filme protetor com bloqueador solar.
 

Manteiga de Cupuaçu

Emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade ao cabelo, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural do cabelo.


Macadâmia

Rica em fosfolipídios e ácidos graxos essenciais que previnem o ressecamento dos cabelos. Auxilia o restabelecimento dos fios ressecados, normalizando e reforçando a estrutura hidro lipídica. Formadora de filme protetor que permite maior retenção hídrica. Confere excelente propriedade emoliente proporcionando toque sedoso e maciez aos cabelos secos e ásperos. 


Mel Silvestre

Hidratante, emoliente, condicionador, restaurador, nutritivo.
 

Óleo de Oliva

Hidrata e suaviza, é purificador, melhora a elasticidade dos fios e dá brilho aos cabelos. Possui ação emoliente e hidratante. Exerce ação protetora sobre os cabelos. Proporcionando à formulação toque seco, aveludado e de agradável sensação. 
Atua como agente lubrificante e emoliente proporcionando toque macio. Cria filme protetor tanto na fibra como as cutículas evitando agressões externas.
 

Óleo de Semente de Uva

Excelente atioxidante. Hidrata e suaviza, é purificador, melhora a elasticidade dos fios e dá brilho aos cabelos. Possui ação emoliente e hidratante. Exerce ação protetora sobre os cabelos. Proporcionando à formulação toque seco, aveludado e de agradável sensação. 
Condicionante, restaura a umidade do cabelo, melhora o toque e brilho, proporciona emoliencia.  Tem efeito adstringente suave, antioxidante, queratolitico suave, suavizante.
 

Óleo de Semente de Uva Puro

Adstringente, hemostático, reduz a secreção sebácea, antiinflamatório, ação protetora da fibra, contém vitaminas A e C, sais minerais, antocianinas, aminoácidos, flavonoides e taninos. Comprime os poros na raiz.
 

Óleo de Gérmen de Trigo

Suavizante, hidratante, emoliente.Fornece derivados protéicos de restauração, além de revestir os cabelos com um filme condicionante. Contém proteínas, aminoácidos, glicídios, lipídios, vitaminas (E, complexo B) e sais minerais.


Óleo de Soja

Fornece elasticidade, resistência mecânica e maciez sobre os fios de cabelos secos, danificados e/ou fragilizados. Fortalece a raiz dos cabelos. Rico em glicina, fosfolipideos e polisaturados. Uniformiza as cutículas e seu uso contínuo faz com que os cabelos recuperem o aspecto brilhante, a maciez e a maleabilidade. Excelente emoliencia e toque sedoso aos cabelos 
 

Octopirox (Piroctone Olamina):

De ação anti-parasitária, é considerada substância muito importante no combate ao Pityrosporum ovalis, fungo causador da caspa.


Óleo de abacate:

Atua na epiderme, deixando a pele macia e flexível. É indicado em produtos para amaciar cabelos, cremes para massagens, óleos para massagens musculares, cremes hidratantes, para o rosto e corpo e óleos para banho.


Óleo de amêdoas doces:

Excelente emoliente e umectante para a pele. Por conter em sua composição mais de 60% de Ácido Oleico, este óleo possui uma enorme afinidade cutânea quando aplicado em cremes, leites e loções de beleza.


Óleo de apricot:

É extraído do caroço do damasco. Tem propriedades regenerativas do tecido cutâneo, além de proporcionar maciez à pele.


Óleo de castanha do Pará:

Nutritivo, emoliente e lubrificante.


Óleo de copaíba:

É emoliente, transmitindo sedosicade à pele.


Óleo de germe de trigo:

É rico em vitamina E, anti radicais livres, ácido linolêico e fosfolipídios.


Óleo de girassol:

O girassol é uma planta com elevado poder nutritivo. Tem ação emoliente e reepitelizante.


Óleo de jojoba:

Nos cabelos é usado para dar brilho, previne sua perda e a caspa; deixa o bulbo capilar limpo e livre para o crescimento de novos fios para o tratamento dos cabelos. Tem excelente compatibilidade com a pele humana.


Óleo de maracujá:

Tem um elevado conteúdo de ácidos graxos e textura suave. É ideal para a preparação de cremes e loções, tanto para o rosto, mãos e corpo.


Óleo de noz macadâmia:

É facilmente absorvido pela pele, promovendo sensação de maciez. Possui alto teor de ácido palmitoléico.


Óleo de prímula:

Rica fonte de ácido linoleico, proporciona ação emoliente e umectante na prevenção da desidratação epidérmica.


Óleo de rosa mosqueta

Possui ácidos graxos, os quais são considerados nutrientes indispensáveis na síntese das prostaglandinas, hormônios corporais responsáveis pelo processo de regeneração das membranas celulares, pelos mecanismos de defesa e manutenção e pelos processos fisiológicos e bioquímicos relacionados à regeneração dos tecidos. Pela sua ação altamente emoliente e pela grande afinidade que possui com a epiderme, é largamente usado em cremes nutritivos para atenuar as linhas de expressão e rugas, e em cremes e emulsões de ação umectante.


Óleo de urucum

É emoliente e calmante tópico. É utilizado como corante em cremes, loções bronzeadores, ou como coadjuvante de filtro solar, devido à presença de carotenóides.


Oligoelementos

Sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, selênio, alumínio, manganês, ouro, prata dentre outros. A carência desencadeia desequilíbrio funcional nas células e no órgão cutâneo ativando enzimas, catalisando reações intracelulares e funcionando como verdadeiras pilhas acumuladoras de energia.
 

Papaya

Hidratante, amaciante, clareador de manchas, remineralizante, condicionador.


Pigmentos Violeta

Os pigmentos violetas agem por deposição sobre as cutículas, uma vez que agem no campo acido. Isto significa que o amarelado será corrigido sem que agrida ou altera a cor dos cabelos, sejam eles coloridos ou não.
 

Polyquaternium-28 (polímero)

Formador de filme, brilhante, flexível e sem pegajosidade. Hidrossolúvel e compatível com surfactantes aniônicos, não iônicos e anfotéricos. Possui natureza catiônica e oferece substantividade ao cabelos promovendo condicionamento e maleabilidade.
 

Proteína da Seda

Responsável pelo extraordinário brilho e maciez observado na seda.


Composição média dos aminoácidos % - Proteína da Seda

Glicina  -  44,60%
Alanina  - 25,60%
Valina - 2,36%
Leucina - 0,53%
Isoleucina - 0,64%
Serina - 11,83%
Treonina  - 1,03%
Ácido aspártico  - 1,59%
Ácido glutâmico - 1,13%
Fenilalanina  - 1,56%
Tirosina - 5,43%
Lisina  -  0,71%
Histidina  -  0,53%
Arginina  - 1,94%
Prolina  -  0,49%
 

Proteína do Trigo

Promove nutrição e tratamento.


Composição média dos aminoácidos em cada 1.000 mg – Proteína do Trigo

Alanina  - 94,6
Arginina  - 70,7
Ácido Aspártico  - 47,3
Ácido Glutâmico  -  87,4
Glicina  -  260,8
Histidina  -  7,3
Hidroxiprolina  -  9,1
Hidroxilisina   -  105,4
Isoleucina   -  12,2
Leucina  - 34,2
Lisina  - 34,1
Cistina  - 1,2
Metionina  -  4,4
Fenilalanina  - 17,2
Prolina  - 135,8
Serina  - 30,4
Treonina  - 17,5 
Tirosina  - 2,6
Valina  - 22,3
 

Provitamina B5 (Pantenol)

Efetua a regeneração dos fios.
Pró Vitamina B5
Previne o aparecimento de cabelos brancos e pode restaurar as cores naturais dos cabelos.
 

Poliquaternários:

Substâncias emolientes e que combatem a eletricidade estática dos cabelos.
 

Polyquaternium-67 (polímero)

Formador de filme, brilhante, flexível. Hidrossolúvel e compatível com surfactantes aniônicos, não iônicos e anfotéricos. Possui natureza catiônica e oferece substantividade ao cabelos promovendo condicionamento e maleabilidade.
 

PEG-90M (polímero)

Espessante, formador de filme, doador de brilho e oferece substantividade ao cabelos promovendo uma melhor maleabilidade.
 

PEG-14M (polímero)

Espessante, formador de filme, doador de brilho e oferece substantividade ao cabelos promovendo uma melhor maleabilidade.
 

PEG-7 Olivate (óleo de oliva especial)

Sua molécula foi especialmente preparada para ser solúvel em água. Hidrata e suaviza, é purificador, melhora a elasticidade dos fios e dá brilho aos cabelos. Possui ação emoliente e hidratante. Exerce ação protetora sobre os cabelos. Proporcionando à formulação toque seco, aveludado e de agradável sensação. 
 

PG-Propyl Silanetriol (polímero de látex)

Brilho, condicionamento e maciez aos fios do cabelos.
 

Polimero Catiônico
Formador de filme, brilhante, flexível. Hidrossolúvel e compatível com surfactantes aniônicos, não iônicos e anfotéricos. Possui natureza catiônica e oferece substantividade ao cabelos promovendo condicionamento e maleabilidade.


Proteína concentrada da Seda

A proteína da seda concentrada é obtida diretamente da hidrólise dos casulos da seda, e contém os aminoácidos responsáveis pelo extraordinário brilho e maciez observado na seda.


Proteína do Trigo

Promove nutrição e tratamento.


Provitamina B5 (Pantenol)

 Efetua a regeneração dos fios.


Poliquaternios

Agente antiestático, proporciona emoliencia ao toque, proporciona filme continuo no fio com efeito condicionador. Promove penteabilidade , sensação de maciez e brilho.
 

Queratina

Proporciona o fortalecimento intensivo de cabelos desestruturados, quebradiços e elásticos, efetuando ligações cisteínicas com as proteínas do cabelo.
   

Quaternium-70

Agente quaternário para condicionamento que substitui o cloreto de cetrimônio com as vantagens de não ser irritante para o couro cabeludo e de possuir propriedades de proteção térmica. Promove desembaraço e condicionamento. Doador de brilho para os cabelos.
 

Queratina

Nossa queratina é derivada de cabelos humanos, cuidadosamente tratados para se obter aminoácidos em pequenos peptídeos. Devido ao seu baixo peso molecular (micro moléculas), possui facilidade de penetração na cutícula, atingindo profundamente a fibra capilar, proporcionando restauração, elasticidade, brilho e maciez de forma instantânea. Sua fixação na fibra é elevada, mantendo-se depositada mesmo após o enxágüe. 


Queratina Especial Termo Ativada

A queratina termo ativada usada neste processo tem  a  finalidade  de  impregnar  e  reter os ativos no interior da fibra criando um filme protetor que preenche as fissuras que  se  apresentam ao longo do fio. 


Queratina Hidrolisada

Proporciona o fortalecimento intensivo de cabelos desestruturados, quebradiços e elásticos, efetuando ligações cisteínicas com as proteínas do cabelo.
 

Quina

Ação adstringente, tonificante, revitalizante e estimulante para os cabelos.


VitaminaE

É a vitamina contra o envelhecimento. Pela sua atuação anti-oxidante, reduz a ação degenerativa sobre os ácidos graxos cutâneos, protege as membranas celulares dos Radicais Livres. O Óleo de Germe de Trigo possui elevado teor em Vitamina E.